Vem conhecer o mundo!

Tudo o que precisa saber acerca dos cruzeiros

Porto do Mónaco, Monte Carlo | Crédito da foto: iStock

Para quem nunca optou por este meio de viajar no vídeo abaixo poderá ficar com uma ideia do que será possível encontrar num navio:

1- Quanto tempo é passado no navio e em terra?

Isso depende do itinerário. Algumas viagens apresentam paragens diárias que permitem que os passageiros passem horas a explorar um porto, enquanto outras viagens, têm um tempo passado em navio superior.

Villefranche Bay, Cote d’Azur, France | Crédito da foto: iStock

2- Que cabine devo escolher?

Na maioria dos casos, o seu orçamento será um factor decisivo. Cabines interiores – sem janela – nos decks inferiores são as mais económicas, enquanto que as suítes de vários cómodos com serviço de mordomo e níveis mais altos custam o máximo.

Convém ter também em atenção que se ficar próximo de escadas, do restaurante, da lavandaria ou da piscina irá ouvir mais barulho.

Plenty of outdoor space on Harmony of the Seas | Créditos da foto: Royal Caribbean International

3- Existe algum limite de bagagem que poderei transportar?

Não há restrições impostas pelas empresas de cruzeiros – as cabines têm gavetas e armários suficientes para guardar o guarda-roupa médio de viagem -, mas o número de malas que um passageiro pode trazer é limitado pelas regras da companhia aérea antes ou depois da viagem.

Esta opção pode ser a ideal para compradores compulsivos em viagem.

Halong Bay, Vietnam | Crédito da foto: iStock

4- Que custos posso ter a bordo?

Se você garantir uma tarifa que inclua as gorjetas é possível viajar sem gastar mais além do valor pago inicialmente. Terá um serviço de tudo incluído. Convém evitar o Wi-Fi e fazer visitas auto guiadas no porto.

5- Como funcionam os pagamentos a bordo?

Geralmente os passageiros apresentam um cartão de crédito no momento da chegada para criarem uma conta a bordo. É o mesmo que fazer o check-in em um hotel e permite cobrar: excursões em terra, bebidas, experiências de spa, compras, etc. No final do cruzeiro, você recebe uma declaração e, em seguida, tem a opção de pagar em dinheiro no balcão do comissário ou ter a conta cobrada automaticamente no cartão fornecido.

6- Existem actividades para crianças?

As companhias de cruzeiros como Carnival e Royal Caribbean estão cheias de clubes infantis, jogos para toda a família, patinagem no gelo, escalada e entretenimento para todas as idades.

Cruzeiro da Carnival | Créditos da foto: Cruiseline

7- Como evitar enjoos em alto mar?

Tente fixar o horizonte, permaneça na parte central do navio em alto-mar, evite alimentos gordurosos e álcool. Se tudo mais falhar, tente comida ou bebida com gengibre e em último caso recorra a medicamentos para enjoo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *